Fórum infanto-juvenil de meio ambiente: contribuição para a aquisição de conhecimentos e de novas atitudes ambientais
Show full item record
Title:
|
Fórum infanto-juvenil de meio ambiente: contribuição para a aquisição de conhecimentos e de novas atitudes ambientais |
Author:
|
Messias, Maria Euléte
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um processo de investigação científica visando verificar se houve a aquisição de conhecimentos e novas atitudes pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio que desenvolveram projetos de educação ambiental, incentivados por um programa de governo denominado Programa Paraná Ambiental. A mesma está orientada no sentido de identificar se o envolvimento de alunos no desenvolvimento de projetos que prevêem ações concretas de educação ambiental, exemplo: recuperação de matas ciliares, separação de lixo reciclável entre outros, contribuem na construção do saber ambiental dos mesmos, tendo em vista uma atitude cidadã e o desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se um levantamento da fundamentação conceitual, centrada principalmente nos aspectos históricos que provocaram o surgimento da educação ambiental, legislações utilizadas, metodologias e das ações que estão sendo desenvolvidas. A metodologia de investigação adotada fundamenta-se em um levantamento de informações, através da aplicação de um questionário junto aos alunos que participaram de um evento educativo denominado "III Fórum Infanto - Juvenil de Meio Ambiente do Oeste do Paraná" realizado no Município de Guairá/PR. A finalidade desse levantamento foi verificar se os alunos adquiriram novos conhecimentos e atitudes a respeito de questões ambientais. Após a pesquisa, constatou-se que o desenvolvimento de projetos de educação ambiental por alunos, contribui para a aquisição de conhecimentos sobre questões ambientais e a formação de atitudes. Ao final sugere-se alguns procedimentos para a institucionalização da educação ambiental formal, com vistas a implantação e implementação de um processo efetivo de ensino aprendizagem sobre questões ambientais. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85485
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar