Avaliação institucional e indicadores de qualidade nos cursos superiores

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação institucional e indicadores de qualidade nos cursos superiores

Show full item record

Title: Avaliação institucional e indicadores de qualidade nos cursos superiores
Author: Jacob, Rita de Cássia Gomes
Abstract: Este estudo trata do processo de melhoria da qualidade como parte da visão estratégica das instituições de ensino superior para alcançar níveis de excelência acadêmica e administrativa, elevar as competências e a capacidade de mobilizar recursos de maneira mais eficiente, comprometendo, em sua gestão e em seus resultados, os atores envolvidos em sua produção, considerando de maneira prioritária a satisfação dos usuários, a realização pessoal e profissional dos envolvidos, a distribuição eficiente dos recursos e a capacidade de resposta ante as novas demandas de um ambiente cada vez mais competitivo. A avaliação do ensino superior tem-se constituído em um importante instrumento que proporciona elementos para se questionar os processos educacionais, permitindo verificar a causa dos resultados obtidos e o cumprimento dos objetivos institucionais e, ainda, fundamentar a análise de alternativas possíveis. Avaliar as instituições de ensino superior no contexto das funções universitárias implica desenvolver sistemas que considerem adequadamente os elementos quantitativos e qualitativos, capazes de assimilar a variedade de objetivos e a heterogeneidade das ações que realizam as distintas instituições.
Description: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85190
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
230233.pdf 991.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar