A produção escrita em língua estrangeira através do filme: a imagem em todas as suas possíveis articulações e em suas integrações com a palavra

DSpace Repository

A- A A+

A produção escrita em língua estrangeira através do filme: a imagem em todas as suas possíveis articulações e em suas integrações com a palavra

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Vivan, Élide Garcia Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T16:04:17Z
dc.date.available 2012-10-20T16:04:17Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 225880 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85176
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação constitui-se de um estudo sobre a produção escrita em língua inglesa através de um instrumento, que pudesse promover, motivar e envolver os alunos, impelindo-os a escrever sobre os seus sentimentos mais íntimos, os seus medos e os seus desejos. A capacidade de escrever transcende tempo e espaço e faz do aprendizado da escrita uma experiência inconfundível e de extrema importância para uma língua. A escrita possibilita o compartilhar idéias e despertar reações. Ela é registro permanente, forma de expressão e meio de comunicação. A importância da palavra escrita, não impede que alunos apresentem dificuldades estampadas nas atividades propostas. Alguns fatores são indicadores da falta de interesse, como temas escolhidos, a organização de idéias, o conhecimento adequado da língua para a produção, o processo da escrita, como este acontece e a falta de motivação. A motivação é a mola propulsora para o desencadear de qualquer atividade, aquele provoca a ação. Neste contexto emoção surge como mediador entre a produção escrita e a motivação. Não há aprendizagem sem emoção. O emocionar é fator fundamental no processo contínuo da construção do conhecimento, e essencial no processo da produção escrita. Nesta perspectiva tem-se definido o espaço que a emoção ocupa no triângulo composto pela: palavra escrita, motivação, emoção. Quando se amplia o conhecimento sobre a energia emocional, trabalha-se em dimensões diferentes e se amplia a capacidade de sentir, relacionar, e produzir algo. Há formas de se trabalhar a produção escrita através de um processo prazeroso, libertando os alunos das barreiras existentes e envolvendo-os neste processo. pt_BR
dc.format.extent IX,110f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Motivação na educação pt_BR
dc.subject.classification Emoções pt_BR
dc.title A produção escrita em língua estrangeira através do filme: a imagem em todas as suas possíveis articulações e em suas integrações com a palavra pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225880.pdf 779.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar