A produção escrita em língua estrangeira através do filme: a imagem em todas as suas possíveis articulações e em suas integrações com a palavra

DSpace Repository

A- A A+

A produção escrita em língua estrangeira através do filme: a imagem em todas as suas possíveis articulações e em suas integrações com a palavra

Show full item record

Title: A produção escrita em língua estrangeira através do filme: a imagem em todas as suas possíveis articulações e em suas integrações com a palavra
Author: Vivan, Élide Garcia Silva
Abstract: A presente dissertação constitui-se de um estudo sobre a produção escrita em língua inglesa através de um instrumento, que pudesse promover, motivar e envolver os alunos, impelindo-os a escrever sobre os seus sentimentos mais íntimos, os seus medos e os seus desejos. A capacidade de escrever transcende tempo e espaço e faz do aprendizado da escrita uma experiência inconfundível e de extrema importância para uma língua. A escrita possibilita o compartilhar idéias e despertar reações. Ela é registro permanente, forma de expressão e meio de comunicação. A importância da palavra escrita, não impede que alunos apresentem dificuldades estampadas nas atividades propostas. Alguns fatores são indicadores da falta de interesse, como temas escolhidos, a organização de idéias, o conhecimento adequado da língua para a produção, o processo da escrita, como este acontece e a falta de motivação. A motivação é a mola propulsora para o desencadear de qualquer atividade, aquele provoca a ação. Neste contexto emoção surge como mediador entre a produção escrita e a motivação. Não há aprendizagem sem emoção. O emocionar é fator fundamental no processo contínuo da construção do conhecimento, e essencial no processo da produção escrita. Nesta perspectiva tem-se definido o espaço que a emoção ocupa no triângulo composto pela: palavra escrita, motivação, emoção. Quando se amplia o conhecimento sobre a energia emocional, trabalha-se em dimensões diferentes e se amplia a capacidade de sentir, relacionar, e produzir algo. Há formas de se trabalhar a produção escrita através de um processo prazeroso, libertando os alunos das barreiras existentes e envolvendo-os neste processo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85176
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
225880.pdf 779.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar