Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author Ribeiro, Argemiro Edson pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T15:18:20Z
dc.date.available 2012-10-20T15:18:20Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 195661 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85094
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As Instituições Confessionais de Ensino Superior - ICES enfrentam dificuldades na sua administração, pois o atual sistema gerencial, baseado em medidas tradicionais, são insuficientes para lidar com toda a complexidade da era atual. Face as dificuldades, apresenta-se um modelo gerencial que lhes proporcione inovação e competitividade. O presente estudo objetiva sistematizar um modelo de gestão fundamentado no Balanced Scorecard - BSC para as Instituições Confessionais de Ensino Superior. O BSC é um sistema gerencial integrado e holístico que visa traduzir a visão e a estratégia organizacional por meio do desdobramento dos objetivos estratégicos em perspectivas financeiras e não financeiras, para alcançar metas de longo prazo. Para testar o modelo proposto, foi realizado um estudo de caso em uma unidade de Instituição Confessional de Ensino Superior - ICES, evidenciando-se os pontos fortes e fracos na operacionalização do estudo. Durante a implantação desse modelo, observou-se melhoria no gerenciamento da ICES estudada, a começar pelo comportamento de seus diretores que, atuando de forma integrada, identificavam as atividades que não agregam valores tornando-se iniciativas de corrigi-los, buscando-se a eficácia no sistema. Constatou-se que, apesar das dificuldades na implementação de alguns dos passos estabelecidos na arquitetura do modelo proposto, sua aplicação é possível e viável. pt_BR
dc.format.extent 107 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Balanced scorecard pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Gestão estratégica pt_BR
dc.subject.classification Planejamento empresarial pt_BR
dc.subject.classification Planejamento educacional pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
195661.pdf 635.7Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar