Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Selig, Paulo Mauricio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ribeiro, Argemiro Edson |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T15:18:20Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T15:18:20Z |
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dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195661 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85094 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As Instituições Confessionais de Ensino Superior - ICES enfrentam dificuldades na sua administração, pois o atual sistema gerencial, baseado em medidas tradicionais, são insuficientes para lidar com toda a complexidade da era atual. Face as dificuldades, apresenta-se um modelo gerencial que lhes proporcione inovação e competitividade. O presente estudo objetiva sistematizar um modelo de gestão fundamentado no Balanced Scorecard - BSC para as Instituições Confessionais de Ensino Superior. O BSC é um sistema gerencial integrado e holístico que visa traduzir a visão e a estratégia organizacional por meio do desdobramento dos objetivos estratégicos em perspectivas financeiras e não financeiras, para alcançar metas de longo prazo. Para testar o modelo proposto, foi realizado um estudo de caso em uma unidade de Instituição Confessional de Ensino Superior - ICES, evidenciando-se os pontos fortes e fracos na operacionalização do estudo. Durante a implantação desse modelo, observou-se melhoria no gerenciamento da ICES estudada, a começar pelo comportamento de seus diretores que, atuando de forma integrada, identificavam as atividades que não agregam valores tornando-se iniciativas de corrigi-los, buscando-se a eficácia no sistema. Constatou-se que, apesar das dificuldades na implementação de alguns dos passos estabelecidos na arquitetura do modelo proposto, sua aplicação é possível e viável. |
pt_BR |
dc.format.extent |
107 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Balanced scorecard |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão estratégica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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