Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard
Mostrar registro completo
Título:
|
Modelo de gestão estratégica para um instituição confessional de ensino superior fundamentado no Balanded Scorecard |
Autor:
|
Ribeiro, Argemiro Edson
|
Resumo:
|
As Instituições Confessionais de Ensino Superior - ICES enfrentam dificuldades na sua administração, pois o atual sistema gerencial, baseado em medidas tradicionais, são insuficientes para lidar com toda a complexidade da era atual. Face as dificuldades, apresenta-se um modelo gerencial que lhes proporcione inovação e competitividade. O presente estudo objetiva sistematizar um modelo de gestão fundamentado no Balanced Scorecard - BSC para as Instituições Confessionais de Ensino Superior. O BSC é um sistema gerencial integrado e holístico que visa traduzir a visão e a estratégia organizacional por meio do desdobramento dos objetivos estratégicos em perspectivas financeiras e não financeiras, para alcançar metas de longo prazo. Para testar o modelo proposto, foi realizado um estudo de caso em uma unidade de Instituição Confessional de Ensino Superior - ICES, evidenciando-se os pontos fortes e fracos na operacionalização do estudo. Durante a implantação desse modelo, observou-se melhoria no gerenciamento da ICES estudada, a começar pelo comportamento de seus diretores que, atuando de forma integrada, identificavam as atividades que não agregam valores tornando-se iniciativas de corrigi-los, buscando-se a eficácia no sistema. Constatou-se que, apesar das dificuldades na implementação de alguns dos passos estabelecidos na arquitetura do modelo proposto, sua aplicação é possível e viável. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85094
|
Data:
|
2003 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo