Urussanga: da escola italiana à escola pública
Show full item record
Title:
|
Urussanga: da escola italiana à escola pública |
Author:
|
Vendramini, Lucimary
|
Abstract:
|
Esta dissertação aborda as especificidades da educação antes da criação da escola pública em Santa Catarina e no município de Urussanga, quando as escolas são estrangeiras. Além disso, apresenta a transição entre a escola italiana e a pública e quais fatores influenciam na queda de uma e na ascensão de outra. As hipóteses da pesquisa são: a escola pública é instituída com o objetivo de formar e disciplinar as pessoas para servirem de força de trabalho na sociedade industrial que emerge com a expansão do capitalismo nas colônias formadas por imigrantes; a instituição da escola pública também é um meio para a nacionalização das colônias, que criam escolas sem fiscalização do governo, ensinando língua e cultura estrangeiras. A abordagem é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista. A partir da análise dos dados, conclui-se que a implantação da escola pública ocorre com o intuito de nacionalizar a cultura dos descendentes de imigrantes que ainda não se sentem cidadãos brasileiros e torná-los indivíduos obedientes e disciplinados, a fim de se constituírem como força de trabalho assalariada. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85033
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar