Urussanga: da escola italiana à escola pública

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Urussanga: da escola italiana à escola pública

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Título: Urussanga: da escola italiana à escola pública
Autor: Vendramini, Lucimary
Resumo: Esta dissertação aborda as especificidades da educação antes da criação da escola pública em Santa Catarina e no município de Urussanga, quando as escolas são estrangeiras. Além disso, apresenta a transição entre a escola italiana e a pública e quais fatores influenciam na queda de uma e na ascensão de outra. As hipóteses da pesquisa são: a escola pública é instituída com o objetivo de formar e disciplinar as pessoas para servirem de força de trabalho na sociedade industrial que emerge com a expansão do capitalismo nas colônias formadas por imigrantes; a instituição da escola pública também é um meio para a nacionalização das colônias, que criam escolas sem fiscalização do governo, ensinando língua e cultura estrangeiras. A abordagem é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista. A partir da análise dos dados, conclui-se que a implantação da escola pública ocorre com o intuito de nacionalizar a cultura dos descendentes de imigrantes que ainda não se sentem cidadãos brasileiros e torná-los indivíduos obedientes e disciplinados, a fim de se constituírem como força de trabalho assalariada.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85033
Data: 2003


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