A produção de conhecimento e sua disseminação na organização: um estudo de caso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Alejandro Martins |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Abreu, Maria Helena Alves Moreira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T12:59:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T12:59:49Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227885 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84841 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
: Esta dissertação aborda a experiência de aprendizagem de um grupo de trabalho, no contexto do serviço público brasileiro. É um estudo de caso, com características descritivas. Como fonte de dados, foram utilizados questionário e análise documental. A análise dos dados está distribuída em três categorias: a criação do Grupo como estratégia para gerar conhecimento, o processo de criação de conhecimento pelo Grupo e a geração de conhecimento para a organização. Os resultados indicam que os objetivos do Grupo têm sido cumpridos, embora parcialmente, que têm criado conhecimento e que o conhecimento criado é parcialmente utilizado nas unidades estaduais. O Grupo se percebe como um Grupo em evolução, o que é mostrado pelas experiências vivenciadas nos âmbitos individual, grupal e organizacional. O estudo focalizou, também, as formas como o Grupo compartilhou o conhecimento e, ainda, se o conhecimento produzido por ele é disseminado na organização. Foram verificados os fatores que facilitam e dificultam a atuação do Grupo. Foi focalizada, ainda, a visão da unidade responsável pelas ações do Grupo, em alguns estados. Dois aspectos chamam a atenção: a rigidez na hierarquia, que parece dificultar a atuação do Grupo, e seu baixo reconhecimento pela Unidade de Coordenação Estadual. Foi possível concluir que se trata de um Grupo em construção, no qual a aprendizagem e o conhecimento estão presentes. No entanto, tanto o Grupo como o conhecimento fazendário gerado por ele parecem ser pouco visíveis na organização. É possível afirmar, contudo, que essa experiência é uma proposta de alto potencial de aprendizagem, que facilita a geração de conhecimentos na organização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
97f.| il.,grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviço público |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Grupos de trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Servidores publicos |
pt_BR |
dc.title |
A produção de conhecimento e sua disseminação na organização: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar