A utilização de convênios interinstitucionais como feramenta para captação de alunos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

A utilização de convênios interinstitucionais como feramenta para captação de alunos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada de Florianópolis

Show full item record

Title: A utilização de convênios interinstitucionais como feramenta para captação de alunos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada de Florianópolis
Author: Momm, Gabriela
Abstract: Diante do aumento expressivo da oferta de cursos de Administração no Brasil e em especial na grande Florianópolis, a Faculdade Decisão adotou como estratégia para captação de novos alunos a celebração de convênios estabelecendo parcerias com organizações públicas e privadas da região. De acordo com os termos dos convênios, as organizações (privadas) comprometem-se a: realizar palestra, relato de experiência ou participar de eventos com a Faculdade; havendo vaga para estágio, em igualdade de condições, oferecer prioridade aos alunos da Faculdade; e nas contratações de administrador, em igualdade de condições, oferecer prioridade aos egressos da Faculdade. Por seu turno, a Faculdade oferece significativo abono na mensalidade, para pagamentos em dia. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficiência da utilização pela Faculdade Decisão dos Convênios Interinstitucionais na captação de alunos de graduação em Administração. Para atingir os objetivos propostos nesta dissertação foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, descritiva e avaliativa, tratando-se de um estudo de caso, pois referiu-se à instituição de ensino privada Faculdade Decisão. O estudo de caso relatado teve sustentação em pesquisa bibliográfica e em levantamento de dados coletados em documentação escrita da organização e por meio de observação "in loco", além de entrevistas abertas associadas à vivência prática e efetiva das situações observadas. A coleta e análise dos dados permitiu diagnosticar que a celebração dos convênios interinstitucionais tem propiciado significativos resultados como aumento do número de alunos ingressantes, principalmente com o perfil de já estarem no mercado de trabalho e, também, redução a praticamente zero na inadimplência. Após a análise das informações coletadas, percebeu-se a importância da utilização de outras ferramentas de marketing de divulgação para captação de alunos. Para tanto, elaborou-se um plano de ações a ser adotado pela faculdade com o intuito de intensificar o crescimento no número de alunos novos matriculados a cada semestre.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84682
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
192276.pdf 1.079Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar