A utilização de convênios interinstitucionais como feramenta para captação de alunos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada de Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A utilização de convênios interinstitucionais como feramenta para captação de alunos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada de Florianópolis

Mostrar registro completo

Título: A utilização de convênios interinstitucionais como feramenta para captação de alunos: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada de Florianópolis
Autor: Momm, Gabriela
Resumo: Diante do aumento expressivo da oferta de cursos de Administração no Brasil e em especial na grande Florianópolis, a Faculdade Decisão adotou como estratégia para captação de novos alunos a celebração de convênios estabelecendo parcerias com organizações públicas e privadas da região. De acordo com os termos dos convênios, as organizações (privadas) comprometem-se a: realizar palestra, relato de experiência ou participar de eventos com a Faculdade; havendo vaga para estágio, em igualdade de condições, oferecer prioridade aos alunos da Faculdade; e nas contratações de administrador, em igualdade de condições, oferecer prioridade aos egressos da Faculdade. Por seu turno, a Faculdade oferece significativo abono na mensalidade, para pagamentos em dia. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficiência da utilização pela Faculdade Decisão dos Convênios Interinstitucionais na captação de alunos de graduação em Administração. Para atingir os objetivos propostos nesta dissertação foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, descritiva e avaliativa, tratando-se de um estudo de caso, pois referiu-se à instituição de ensino privada Faculdade Decisão. O estudo de caso relatado teve sustentação em pesquisa bibliográfica e em levantamento de dados coletados em documentação escrita da organização e por meio de observação "in loco", além de entrevistas abertas associadas à vivência prática e efetiva das situações observadas. A coleta e análise dos dados permitiu diagnosticar que a celebração dos convênios interinstitucionais tem propiciado significativos resultados como aumento do número de alunos ingressantes, principalmente com o perfil de já estarem no mercado de trabalho e, também, redução a praticamente zero na inadimplência. Após a análise das informações coletadas, percebeu-se a importância da utilização de outras ferramentas de marketing de divulgação para captação de alunos. Para tanto, elaborou-se um plano de ações a ser adotado pela faculdade com o intuito de intensificar o crescimento no número de alunos novos matriculados a cada semestre.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84682
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
192276.pdf 1.079Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar