Avaliação do Projeto PROINFO através da sua estrutura operacional: estudo de caso do NTE-SEDUC/Belém
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wazlawick, Raul Sidnei |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Queiroz, Izabel Cristina Góes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T09:14:13Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T09:14:13Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184568 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84427 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda um tema de grande relevância no atual quadro de expansão da informática aplicada no âmbito educacional, qual seja, o da avaliação das condições de implantação e utilização de programas que objetivem a disseminação dessa tecnologia. Partindo da experiência profissional como docente e observando as dificuldades em um contexto definido, o NTE - SEDUC/Belém, a autora realiza um processo de avaliação do Projeto PROINFO com a participação ativa dos sujeitos da pesquisa que com suas proposições iniciais contribuíram para a construção do instrumento final de avaliação, cujo objetivo, não foi só o de contornar os problemas detectados neste contexto específico, mas contribuir para a reorientação e aperfeiçoamento do Programa em contextos semelhantes. Baseada nas proposições preliminares dos professores buscou-se indícios que avaliassem a capacitação, o assessoramento pedagógico, o suporte técnico, a organização didático-pedagógica e infra-estrutura, oportunizando também a auto-avaliação. O resultado apresentado não é fruto apenas da pesquisa em si, mas reflete as considerações, percepções e sentimentos explicitados pelos professores no decorrer do processo de avaliação A análise dos dados constata a convergência de interesses dos multiplicadores e facilitadores no sentido de uma adequada utilização dos computadores na educação e recomenda a sistematização dos processos de avaliação, a definição de projetos políticos pedagógicos e a capacitação dos gestores escolares como forma de aprimorar o programa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
iii, [136] f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do Projeto PROINFO através da sua estrutura operacional: estudo de caso do NTE-SEDUC/Belém |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar