Mapping reading strategies in an electronic efl learning environment

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Mapping reading strategies in an electronic efl learning environment

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tomitch, Leda Maria Braga pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Sara Rejane de Freitas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T08:08:09Z
dc.date.available 2012-10-20T08:08:09Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 180715 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84304
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo principal fazer o mapeamento das estratégias de leitura utilizadas por alunos brasileiros de inglês em um ambiente eletrônico instrucional. Duas outras questões também fizeram parte da pesquisa, uma questionando se houve aumento de motivação com o uso do formato hipertextual. A perspectiva dos participantes da pesquisa foi o ponto de partida para tal análise. O outro questionamento girava em torno do aumento ou não da demanda cognitiva sobre os sujeitos devido ao uso da plataforma hipertextual. Doze sujeitos participaram do experimento o qual utilizou um aplicativo versando sobre estratégias básicas de leitura especialmente desenvolvido para esta pesquisa. Os resultados e a análise dos dados foram baseados na adaptação feita por Kauer e colaboradores (1999) do modelo de interação de sete estágios de Norman (1988). Um protocolo verbal, um questionário e as observações da pesquisadora foram os instrumentos utilizados para análise dos dados obtidos. Setenta e um estágios/estratégias foram identificados dentro de um contexto altamente decisório. A análise dos dados sugeriu que de acordo com a percepção dos participantes houve um aumento da motivação. A presente pesquisa buscou suporte para tal percepção em fatores tais como estilo de aprendizagem, objetivos estabelecidos, nível de competência de conteúdo e da interface, dentre outros. Também não foi constatada sobrecarga cognitiva sobre os participantes devido ao uso do formato hipertextual. Como consequência, nenhum efeito colateral significativo, como desorientação ou frustração, ficou evidenciado. pt_BR
dc.format.extent xv, 239 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.title Mapping reading strategies in an electronic efl learning environment pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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