Mapping reading strategies in an electronic efl learning environment

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Mapping reading strategies in an electronic efl learning environment

Mostrar registro completo

Título: Mapping reading strategies in an electronic efl learning environment
Autor: Oliveira, Sara Rejane de Freitas
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal fazer o mapeamento das estratégias de leitura utilizadas por alunos brasileiros de inglês em um ambiente eletrônico instrucional. Duas outras questões também fizeram parte da pesquisa, uma questionando se houve aumento de motivação com o uso do formato hipertextual. A perspectiva dos participantes da pesquisa foi o ponto de partida para tal análise. O outro questionamento girava em torno do aumento ou não da demanda cognitiva sobre os sujeitos devido ao uso da plataforma hipertextual. Doze sujeitos participaram do experimento o qual utilizou um aplicativo versando sobre estratégias básicas de leitura especialmente desenvolvido para esta pesquisa. Os resultados e a análise dos dados foram baseados na adaptação feita por Kauer e colaboradores (1999) do modelo de interação de sete estágios de Norman (1988). Um protocolo verbal, um questionário e as observações da pesquisadora foram os instrumentos utilizados para análise dos dados obtidos. Setenta e um estágios/estratégias foram identificados dentro de um contexto altamente decisório. A análise dos dados sugeriu que de acordo com a percepção dos participantes houve um aumento da motivação. A presente pesquisa buscou suporte para tal percepção em fatores tais como estilo de aprendizagem, objetivos estabelecidos, nível de competência de conteúdo e da interface, dentre outros. Também não foi constatada sobrecarga cognitiva sobre os participantes devido ao uso do formato hipertextual. Como consequência, nenhum efeito colateral significativo, como desorientação ou frustração, ficou evidenciado.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84304
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
180715.pdf 39.05Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar