A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia

DSpace Repository

A- A A+

A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Pagano, Luís Antonio Neves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T05:09:46Z
dc.date.available 2012-10-20T05:09:46Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190916 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é analisar alguns traços que historicamente definiram a gestão na modalidade a distância e caracterizar os novos desafios que enfrentamos neste século. Paulo Freire projeta um método pedagógico que se consubstancia na ação e no diálogo. O conteúdo que ajudará o educando é definido a partir do Conceito antropológico e humanista da Cultura. A relação existente entre o sujeito e o objeto define-se como dialética, sendo que a opressão proíbe a existência do Processo Cognitivo. Interessados para que ocorra o desenvolvimento nas atividades Sociais e Educacionais, com uma educação crítica, face situações mercadológicas existentes, fazendo-se uso de mídias interativas, propomo-nos a desenvolver a modalidade de Educação a Distância, na disciplina de Informática, da Escola Técnica Tsedakah, em Dias D´Ávila. Sob o prisma educacional, pedagógico, sócio-político, far-se-á o emprego da EAD na busca da educação continuada e permanente, com o emprego de novas tecnologias, existentes no Objetivo Geral, redimensionando-se, desta forma, o paradigma da Educação Convencional. Far-se-á, nos objetivos específicos, revisão da literatura sobre educação a distância, ambientes pesquisados e resultados alcançados. Observa-se que a "EAD" possui uma certa limitação, para atender à demanda existente no campo educacional, em virtude do quantitativo de pessoas que necessitam obter o aperfeiçoamento pessoal e profissionalmente. Face a tal fato, analisaremos, inicialmente, elementos que contribuíram na formação da educação a distância e das alterações ocorridas até os dias de hoje. Verificou-se a maneira como a atividade de Educação a Distância poderá ser empregada, analisando-se os Sistemas de Custeio por Absorção e Variável e a maneira pela qual os mesmos poderão ser estruturados e propostos na EAD. A seguir, analisaremos o perfil de uma instituição educacional, cujas novas tecnologias de gestão, especificamente a EAD, possibilitaram uma maior abrangência de sua atuação e gestão, em virtude dos conceitos provindos desta pesquisa em seus Projetos Pedagógico e Avaliativo. Por fim, concluiremos este trabalho indicando os caminhos e direcionamentos que orientarão as recomendações para trabalhos futuros. pt_BR
dc.format.extent x, 111 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190916.pdf 292.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar