Abstract:
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O objetivo deste trabalho é analisar alguns traços que historicamente definiram a gestão na modalidade a distância e caracterizar os novos desafios que enfrentamos neste século. Paulo Freire projeta um método pedagógico que se consubstancia na ação e no diálogo. O conteúdo que ajudará o educando é definido a partir do Conceito antropológico e humanista da Cultura. A relação existente entre o sujeito e o objeto define-se como dialética, sendo que a opressão proíbe a existência do Processo Cognitivo. Interessados para que ocorra o desenvolvimento nas atividades Sociais e Educacionais, com uma educação crítica, face situações mercadológicas existentes, fazendo-se uso de mídias interativas, propomo-nos a desenvolver a modalidade de Educação a Distância, na disciplina de Informática, da Escola Técnica Tsedakah, em Dias D´Ávila. Sob o prisma educacional, pedagógico, sócio-político, far-se-á o emprego da EAD na busca da educação continuada e permanente, com o emprego de novas tecnologias, existentes no Objetivo Geral, redimensionando-se, desta forma, o paradigma da Educação Convencional. Far-se-á, nos objetivos específicos, revisão da literatura sobre educação a distância, ambientes pesquisados e resultados alcançados. Observa-se que a "EAD" possui uma certa limitação, para atender à demanda existente no campo educacional, em virtude do quantitativo de pessoas que necessitam obter o aperfeiçoamento pessoal e profissionalmente. Face a tal fato, analisaremos, inicialmente, elementos que contribuíram na formação da educação a distância e das alterações ocorridas até os dias de hoje. Verificou-se a maneira como a atividade de Educação a Distância poderá ser empregada, analisando-se os Sistemas de Custeio por Absorção e Variável e a maneira pela qual os mesmos poderão ser estruturados e propostos na EAD. A seguir, analisaremos o perfil de uma instituição educacional, cujas novas tecnologias de gestão, especificamente a EAD, possibilitaram uma maior abrangência de sua atuação e gestão, em virtude dos conceitos provindos desta pesquisa em seus Projetos Pedagógico e Avaliativo. Por fim, concluiremos este trabalho indicando os caminhos e direcionamentos que orientarão as recomendações para trabalhos futuros. |