Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Valente, Amir Mattar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Kennedy Medeiros Tavares de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T04:51:59Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T04:51:59Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192449 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83945 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem o objetivo de aplicar os métodos analógico e digital no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Estatística nos cursos de graduação. A interação desses dois sistemas envolve os alunos na construção e reconstrução do conhecimento. Através dos dois métodos são intensificadas situações-problemas, com intuito de promover ao aluno à ação na tomada de decisão, desencadeando o ato de pensar, interpretar e criar, englobando os aspectos cognitivos e o relacionamento interpessoal referentes ao crescimento individual e coletivo. Foi realizada uma pesquisa em duas Instituições de Ensino Superior, Faculdades SPEI, nos cursos de Administração e Bacharelado em Sistemas de Informação; e UnicenP, no curso de Farmácia, no 1º ano do segundo semestre de 2000, envolvendo um total de 258 alunos. Os levantamentos quantitativos e qualitativos acrescidos de testemunhos obtidos, permitiram avaliar o interesse dos alunos quanto à relação teoria-prática, envolvendo as atividades de forma integradora no processo de aprender a aprender. Foi constatado a utilização do computador como um meio motivador na aprendizagem, tornando-se necessária a utilização de estratégias de ensino para sua eficácia. Restrições também foram apontadas, repercutidas no trabalho de pesquisa, onde o número de participantes muito excessivo em um grupo, recai na dificuldade de organização. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 169 f.| tabs., grafs., mapas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estatistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar