Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística

DSpace Repository

A- A A+

Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valente, Amir Mattar pt_BR
dc.contributor.author Souza, Kennedy Medeiros Tavares de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:51:59Z
dc.date.available 2012-10-20T04:51:59Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192449 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83945
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de aplicar os métodos analógico e digital no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Estatística nos cursos de graduação. A interação desses dois sistemas envolve os alunos na construção e reconstrução do conhecimento. Através dos dois métodos são intensificadas situações-problemas, com intuito de promover ao aluno à ação na tomada de decisão, desencadeando o ato de pensar, interpretar e criar, englobando os aspectos cognitivos e o relacionamento interpessoal referentes ao crescimento individual e coletivo. Foi realizada uma pesquisa em duas Instituições de Ensino Superior, Faculdades SPEI, nos cursos de Administração e Bacharelado em Sistemas de Informação; e UnicenP, no curso de Farmácia, no 1º ano do segundo semestre de 2000, envolvendo um total de 258 alunos. Os levantamentos quantitativos e qualitativos acrescidos de testemunhos obtidos, permitiram avaliar o interesse dos alunos quanto à relação teoria-prática, envolvendo as atividades de forma integradora no processo de aprender a aprender. Foi constatado a utilização do computador como um meio motivador na aprendizagem, tornando-se necessária a utilização de estratégias de ensino para sua eficácia. Restrições também foram apontadas, repercutidas no trabalho de pesquisa, onde o número de participantes muito excessivo em um grupo, recai na dificuldade de organização. pt_BR
dc.format.extent xi, 169 f.| tabs., grafs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Estatistica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2399-D.pdf 8.952Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar