Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística
Mostrar registro completo
Título:
|
Utilização dos meios tecnológicos no ensino-aprendizagem de estatística |
Autor:
|
Souza, Kennedy Medeiros Tavares de
|
Resumo:
|
Este trabalho tem o objetivo de aplicar os métodos analógico e digital no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Estatística nos cursos de graduação. A interação desses dois sistemas envolve os alunos na construção e reconstrução do conhecimento. Através dos dois métodos são intensificadas situações-problemas, com intuito de promover ao aluno à ação na tomada de decisão, desencadeando o ato de pensar, interpretar e criar, englobando os aspectos cognitivos e o relacionamento interpessoal referentes ao crescimento individual e coletivo. Foi realizada uma pesquisa em duas Instituições de Ensino Superior, Faculdades SPEI, nos cursos de Administração e Bacharelado em Sistemas de Informação; e UnicenP, no curso de Farmácia, no 1º ano do segundo semestre de 2000, envolvendo um total de 258 alunos. Os levantamentos quantitativos e qualitativos acrescidos de testemunhos obtidos, permitiram avaliar o interesse dos alunos quanto à relação teoria-prática, envolvendo as atividades de forma integradora no processo de aprender a aprender. Foi constatado a utilização do computador como um meio motivador na aprendizagem, tornando-se necessária a utilização de estratégias de ensino para sua eficácia. Restrições também foram apontadas, repercutidas no trabalho de pesquisa, onde o número de participantes muito excessivo em um grupo, recai na dificuldade de organização. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83945
|
Data:
|
2002 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo