Aprendizagem com simulação: uma perspectiva para o ensino de Física

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem com simulação: uma perspectiva para o ensino de Física

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Souza, Carlos Eduardo Mainardes de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T02:29:07Z
dc.date.available 2012-10-20T02:29:07Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185255 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83696
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A humanidade passa por uma efervescência tecnológica nunca vista até o presente momento. A informação e a comunicação neste contexto alcançam um plano fundamental na vida dos indivíduos. Considerando que a instituição Escola não poderá existir às margens destes avanços tecnológicos, mas sim deverá apresentar-se como alavanca capaz de impulsionar a sociedade rumo a um futuro igualitário bem como à própria tecnologia, propomos um estudo baseado nas contribuições trazidas pelo uso de uma ferramenta tecnológica, recente e de grande impacto, que corresponde à educação apoiada pelo computador, através da manipulação dos softwares de simulação. A simulação permitirá que sistemas abstratos, de difícil reprodução ou inviáveis sejam manipulados virtualmente pelo aluno. Estes verão, através do computador, respostas semelhantes aos desenvolvimentos que ocorrem na prática, estarão sujeitos a uma maior interação, seja no plano indivíduo/objeto ou indivíduo/indivíduo, sendo importante também considerar que em inúmeras situações a simulação por computador está livre da ação de agentes externos, que por vezes são indesejáveis, pelo alto grau de interferência que oferecem ao experimento. A pesquisa foi desenvolvida em Curitiba, na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que pertence à rede privada de ensino. Os alunos participantes faziam parte de uma turma do terceiro ano do ensino médio, que, em quatro aulas da disciplina de Física, trabalharam com o conteúdo de eletrodinâmica através do software de simulação EDISON. Buscava-se, nesta pesquisa, verificar qual o nível de apoio que a ferramenta de simulação foi capaz de prestar e como foi a postura e as atitudes do professor e dos alunos diante das novas oportunidades surgidas. pt_BR
dc.format.extent i, 109 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Simulação por computador pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.title Aprendizagem com simulação: uma perspectiva para o ensino de Física pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2227-D.pdf 2.130Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar