Aprendizagem com simulação: uma perspectiva para o ensino de Física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem com simulação: uma perspectiva para o ensino de Física

Mostrar registro completo

Título: Aprendizagem com simulação: uma perspectiva para o ensino de Física
Autor: Souza, Carlos Eduardo Mainardes de
Resumo: A humanidade passa por uma efervescência tecnológica nunca vista até o presente momento. A informação e a comunicação neste contexto alcançam um plano fundamental na vida dos indivíduos. Considerando que a instituição Escola não poderá existir às margens destes avanços tecnológicos, mas sim deverá apresentar-se como alavanca capaz de impulsionar a sociedade rumo a um futuro igualitário bem como à própria tecnologia, propomos um estudo baseado nas contribuições trazidas pelo uso de uma ferramenta tecnológica, recente e de grande impacto, que corresponde à educação apoiada pelo computador, através da manipulação dos softwares de simulação. A simulação permitirá que sistemas abstratos, de difícil reprodução ou inviáveis sejam manipulados virtualmente pelo aluno. Estes verão, através do computador, respostas semelhantes aos desenvolvimentos que ocorrem na prática, estarão sujeitos a uma maior interação, seja no plano indivíduo/objeto ou indivíduo/indivíduo, sendo importante também considerar que em inúmeras situações a simulação por computador está livre da ação de agentes externos, que por vezes são indesejáveis, pelo alto grau de interferência que oferecem ao experimento. A pesquisa foi desenvolvida em Curitiba, na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que pertence à rede privada de ensino. Os alunos participantes faziam parte de uma turma do terceiro ano do ensino médio, que, em quatro aulas da disciplina de Física, trabalharam com o conteúdo de eletrodinâmica através do software de simulação EDISON. Buscava-se, nesta pesquisa, verificar qual o nível de apoio que a ferramenta de simulação foi capaz de prestar e como foi a postura e as atitudes do professor e dos alunos diante das novas oportunidades surgidas.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83696
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEPS2227-D.pdf 2.130Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar