A corporeidade no contexto da prática pedagógica
Show full item record
Title:
|
A corporeidade no contexto da prática pedagógica |
Author:
|
Schneider, Maria Dênis
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem como tema central, compreender qual a concepção de corporeidade está presente na prática pedagógica dos professores de Educação Física. Partimos da compreensão de corporeidade como o modo de ser humano, resultante do entrelaçamento da individualidade com os condicionantes sócio-econômicos e histórico-culturais. Para encaminhar esta questão, foram elaborados dois objetivos: a) investigar a concepção de corporeidade presente na prática pedagógica dos professores de Educação Física; b) analisar as concepções de corporeidade dos professores de Educação Física investigados e sua inter-relação com a formação da corporeidade de seus educandos. A pesquisa caracterizou-se por uma perspectiva dialética de cunho analítico-descritivo contendo os seguintes momentos: a) referencial teórico; b) análise da prática pedagógica; c) entrevista semi-estruturada; d) sistematização de elementos teóricos-metodológicos. O cenário que possibilitou esta pesquisa foram duas escolas públicas estaduais, localizada na região central de Florianópolis e dois professores, um em cada escola. Todos os aspectos percebidos nesta pesquisa, nos mostraram que os professores tem uma corporeidade passiva e intimidativa, pois eles também estão inseridos nesta sociedade massificadora, ocasionando assim, desdobramentos na formação da corporeidade de seus educandos. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83551
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar