Abstract:
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Esta pesquisa tem como tema central, compreender qual a concepção de corporeidade está presente na prática pedagógica dos professores de Educação Física. Partimos da compreensão de corporeidade como o modo de ser humano, resultante do entrelaçamento da individualidade com os condicionantes sócio-econômicos e histórico-culturais. Para encaminhar esta questão, foram elaborados dois objetivos: a) investigar a concepção de corporeidade presente na prática pedagógica dos professores de Educação Física; b) analisar as concepções de corporeidade dos professores de Educação Física investigados e sua inter-relação com a formação da corporeidade de seus educandos. A pesquisa caracterizou-se por uma perspectiva dialética de cunho analítico-descritivo contendo os seguintes momentos: a) referencial teórico; b) análise da prática pedagógica; c) entrevista semi-estruturada; d) sistematização de elementos teóricos-metodológicos. O cenário que possibilitou esta pesquisa foram duas escolas públicas estaduais, localizada na região central de Florianópolis e dois professores, um em cada escola. Todos os aspectos percebidos nesta pesquisa, nos mostraram que os professores tem uma corporeidade passiva e intimidativa, pois eles também estão inseridos nesta sociedade massificadora, ocasionando assim, desdobramentos na formação da corporeidade de seus educandos. |