Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual

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Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Miranda, Andréa da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T00:14:59Z
dc.date.available 2012-10-20T00:14:59Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 198537 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83460
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe recomendações de acessibilidade digital em cursos Educação a Distância via WEB, objetivando contribuir para integração, inclusão digital, autonomia de Pessoas Portadoras de Deficiência Visual. As recomendações foram estruturadas como um guia para a implantação de ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis visando a interatividade e a colaboração. A abordagem dada a esta pesquisa abrange as áreas da Telemática, Ergonomia de Interface-Homem-Máquina, Design Universal e Acessibilidade. A confluência destas linhas de pesquisa, subsidiaram a análise da interação dos usuários portadores de deficiência visual com a tecnologia. Esta análise foi feita com base na constatação de problemas a partir da observação e da opinião daqueles usuários ao executarem um conjunto de tarefas realizadas a distância via WEB. A flexibilidade e a funcionalidade tanto das tecnologias desenvolvidas para Educação a Distância quanto dos conteúdos textuais, sonoros ou por meio de imagens foram, igualmente, analisados. O estudo de caso realizou-se na da ACIC- Associação Catarinense de Integração do Cego e o ambiente virtual utilizado para este estudo foi o EDUCAR. Os leitores de tela utilizados foram o DosVox, Virtual Vision e Jaws for Windows. pt_BR
dc.format.extent 160 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Deficientes visuais pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.title Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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