Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual
Show full item record
Title:
|
Recomendações de acessibilidade digital em cursos de educação básica a distância via web para portadores de deficiência visual |
Author:
|
Miranda, Andréa da Silva
|
Abstract:
|
Este trabalho propõe recomendações de acessibilidade digital em cursos Educação a Distância via WEB, objetivando contribuir para integração, inclusão digital, autonomia de Pessoas Portadoras de Deficiência Visual. As recomendações foram estruturadas como um guia para a implantação de ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis visando a interatividade e a colaboração. A abordagem dada a esta pesquisa abrange as áreas da Telemática, Ergonomia de Interface-Homem-Máquina, Design Universal e Acessibilidade. A confluência destas linhas de pesquisa, subsidiaram a análise da interação dos usuários portadores de deficiência visual com a tecnologia. Esta análise foi feita com base na constatação de problemas a partir da observação e da opinião daqueles usuários ao executarem um conjunto de tarefas realizadas a distância via WEB. A flexibilidade e a funcionalidade tanto das tecnologias desenvolvidas para Educação a Distância quanto dos conteúdos textuais, sonoros ou por meio de imagens foram, igualmente, analisados. O estudo de caso realizou-se na da ACIC- Associação Catarinense de Integração do Cego e o ambiente virtual utilizado para este estudo foi o EDUCAR. Os leitores de tela utilizados foram o DosVox, Virtual Vision e Jaws for Windows. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83460
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar