O uso das novas tecnologias no curso de pedagogia: um estudo de caso na UESC-BA
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Vera Lúcia Ramos de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T22:29:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T22:29:31Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
193140 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83282 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo se propôs investigar o uso das Novas Tecnologias no curso de Pedagogia da UESC - BA, procurando identificar quais os fatores que dificultam, contribuem ou impedem a realização de um trabalho em consonância com a concepção teórico-metodológica contida na nova proposta do curso que, ao introduzir a disciplina Tecnologia Educacional tentou atualizá-lo face às novas exigências educacionais. Foram sujeitos da pesquisa 16 professores e 50 alunos que preencheram um questionário para levantar o uso dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que as novas tecnologias, sobretudo, o computador e a Internet, não eram utilizados pela maioria dos professores e alunos no desenvolvimento do trabalho pedagógico e que os fatores que dificultam essa consonância estão diretamente relacionados não somente à implementação da proposta e aos aspectos administrativos mas também à necessidade de uma urgente reformulação/reestruturação do curso dada a contingência do momento atual, e à necessidade da inserção das novas tecnologias no curso de modo a adequá-lo às novas demandas sociais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
141 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bahia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.title |
O uso das novas tecnologias no curso de pedagogia: um estudo de caso na UESC-BA |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Ulbricht, Leandra |
pt_BR |
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