O balanced scorecard como instrumento de avaliação do nível de desempenho logístico em uma empresa de prestação de serviços

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O balanced scorecard como instrumento de avaliação do nível de desempenho logístico em uma empresa de prestação de serviços

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Taboada Rodriguez, Carlos Manuel pt_BR
dc.contributor.author Mendes, Dilermando Pinto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T21:19:37Z
dc.date.available 2012-10-19T21:19:37Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192613 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83142
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A logística vem, gradativamente, ocupando espaço nas discussões dos gestores. Se a utilização da logística tem avançado visivelmente nas empresas manufatureiras, o mesmo não acontece nas empresas de serviços, que apresentam algumas características diferentes como a imaterialidade, participação da mão-de-obra maior que a participação dos produtos ou materiais, a impossibilidade de estocar, o consumo simultâneo a produção, a participação do cliente na produção dos serviços entre outros. Este estudo utiliza a logística como instrumento de desempenho e o Balanced Scorecard como ferramenta de avaliação. Optou-se pelo Balanced Scorecard, por tratar-se de um conjunto de perspectivas que permite equilibrar a medição. A aplicação da metodologia foi feita numa empresa de prestação de serviços na área de ensino, observando-se, como atividades da logística a localização, transporte, estrutura, estoque, suprimento e processo de prestação de serviços. No tocante ao Balanced Scorecard destaca-se a forte ligação entre os indicadores e a estratégia, permitindo que o gestor possa visualizar o comportamento das atividades consideradas fundamentais para o negócio. Definidas as atividades logísticas identificou-se os fatores críticos definiu-se as metas e as medidas de desempenho considerando as perspectivas do cliente, financeira, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Sua implantação requer participação coletiva e envolvimento dos dirigentes na minimização das resistências naturais. pt_BR
dc.format.extent 156 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Balanced scorecard pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title O balanced scorecard como instrumento de avaliação do nível de desempenho logístico em uma empresa de prestação de serviços pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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