O cuidado educativo transcultural no processo puerperal
Show full item record
Title:
|
O cuidado educativo transcultural no processo puerperal |
Author:
|
Machado, Claudia Maria Diaz
|
Abstract:
|
O puerpério compreende um período de mudanças e adaptações na vida da mulher, que variam de acordo com o contexto e necessidades próprias. Entre elas, observam-se as necessidades educativas relacionadas ao cuidado de si e do recém-nascido. Partindo deste pressuposto, proponho, neste trabalho, identificar as necessidades de orientação das mulheres no primeiro puerpério, por meio da abordagem cultural, proposta por Leininger (1991), apontando caminhos para concretizar o processo educativo. Trata-se de uma pesquisa convergente-assistencial que teve a participação de sete primipuérperas, em três encontros: o primeiro, na Unidade Obstétrica de um hospital privado de Santa Maria - RS, seguido de duas visitas domiciliares, no período de maio a agosto de 2001. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada. A partir dos relatos, evidenciavam-se as dúvidas e as práticas de cuidado realizadas e, posteriormente, implementava-se os três modos de ações de cuidado cultural enunciados por Leininger (1991): manutenção, negociação e repadronização. Foi possível apreender que, independente da condição sócio-econômica e cultural, as puérperas apresentam necessidade de cuidado educativo, o que oportuniza a enfermeira a oferecer suporte, provendo uma assistência integral e participativa. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83099
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar