Abstract:
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O puerpério compreende um período de mudanças e adaptações na vida da mulher, que variam de acordo com o contexto e necessidades próprias. Entre elas, observam-se as necessidades educativas relacionadas ao cuidado de si e do recém-nascido. Partindo deste pressuposto, proponho, neste trabalho, identificar as necessidades de orientação das mulheres no primeiro puerpério, por meio da abordagem cultural, proposta por Leininger (1991), apontando caminhos para concretizar o processo educativo. Trata-se de uma pesquisa convergente-assistencial que teve a participação de sete primipuérperas, em três encontros: o primeiro, na Unidade Obstétrica de um hospital privado de Santa Maria - RS, seguido de duas visitas domiciliares, no período de maio a agosto de 2001. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada. A partir dos relatos, evidenciavam-se as dúvidas e as práticas de cuidado realizadas e, posteriormente, implementava-se os três modos de ações de cuidado cultural enunciados por Leininger (1991): manutenção, negociação e repadronização. Foi possível apreender que, independente da condição sócio-econômica e cultural, as puérperas apresentam necessidade de cuidado educativo, o que oportuniza a enfermeira a oferecer suporte, provendo uma assistência integral e participativa. |