Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Junkes, Terezinha Kuhn |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pessoa, Marco Antônio Quirino |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T19:53:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T19:53:55Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187475 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82971 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa parte da premissa de que é possível desenvolver um trabalho em sala de aula, com leitura de textos argumentativos centrada na observação sistemática de esquemas de construção de argumentação e de produção textual, em que sejam criadas situações que levem o aluno a assumir uma postura persuasiva frente a seu interlocutor. Por isso, efetuamos este estudo com o objetivo de pesquisar uma metodologia para o processo de ensino/aprendizagem de produção de textos argumentativos escritos. Participaram da pesquisa 18 alunos do Ensino Médio da rede pública de educação do Estado de Santa Catarina, cujas produções textuais foram analisadas. O ponto de partida para a realização dos trabalhos foi a leitura e a análise argumentativa (bem como a discussão dos temas abordados) de textos jornalísticos opinativos, como artigos e editoriais, culminando com a produção, por parte dos alunos, de textos argumentativos cujo intuito, como se sabe, é o de convencer o interlocutor a aderir à opinião defendida. Pretendemos, neste trabalho, apresentar algumas destas produções e as análises que procedemos sob dois aspectos: por um lado, a investigação da presença da argumentatividade em um sentido amplo, no que se refere à instauração de interlocução (Bakhtin, 1997), e, por outro lado, a investigação de esquemas argumentativos (Perelman, 1996) e outras marcas de argumentatividade em stritu sensu (Koch, 1984; 1992a), que caracterizam o texto cujo macro-ato seja persuadir ou convencer. |
pt_BR |
dc.format.extent |
197 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Compreensao na leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Discussões e debates |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Persuasao (Retórica) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produção de textos |
pt_BR |
dc.title |
Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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