Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nassar, Silvia Modesto pt_BR
dc.contributor.author Biadola, Vilma pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:35:24Z
dc.date.available 2012-10-19T19:35:24Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 225615 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82932
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi desenvolvida no sentido de identificar os fatores motivacionais na aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio de uma escola. Inicialmente desenvolveu-se uma revisão da literatura sobre o tema motivação na aprendizagem e qualidade de ensino. Estudou-se as principais teorias da motivação, tais como a teoria das necessidades de Maslow, teorias da motivação intrínseca e extrínseca na aprendizagem. Para os procedimentos metodológicos, apoiou-se em critérios científicos que embasassem o planejamento e desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, na qual foi utilizado um estudo descritivo e exploratório. Para o levantamento de dados, utilizou-se um questionário que respondessem aos propósitos da pesquisa. Para a análise estatística foram utilizadas escalas somatórias de Likert, teste de confiabilidade, gráficos, construção de uma Escala de motivação e associação de variáveis. Com base nos resultados pôde-se considerar que os alunos do ensino médio da escola encontram-se motivados no modo geral, observando que os menos motivados são de famílias com maior poder aquisitivo, e os mais motivados encontram-se na última série do ensino médio. Verificou-se que os fatores motivacionais relacionados com auto-estima do aluno, empatia em sala de aula e relacionamento professor-aluno, caminham em uma única dimensão para a motivação na aprendizagem. Os resultados desse trabalho visam contribuir para os estudos da administração científica e colaborar fornecendo subsídios para a administração da instituição de ensino sobre a motivação no ensino-aprendizagem, sugerindo a realização de um trabalho de integração dos fatores que influenciam na aprendizagem como: auto-estima do aluno, relacionamento aluno-professor, empatia do aluno em sala de aula; a conscientização por meio da equipe pedagógica dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos negativos, presentes na aprendizagem; e a identificação por meio de novos estudos de fatores motivacionais da aprendizagem que não foram levantados neste estudo pt_BR
dc.format.extent 80 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Motivação na educação pt_BR
dc.subject.classification Rendimento escolar pt_BR
dc.subject.classification Psicologia da aprendizagem pt_BR
dc.title Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225615.pdf 815.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar