Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso
Show full item record
Title:
|
Motivação para aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola: estudo de caso |
Author:
|
Biadola, Vilma
|
Abstract:
|
Esta pesquisa foi desenvolvida no sentido de identificar os fatores motivacionais na aprendizagem escolar dos alunos do ensino médio de uma escola. Inicialmente desenvolveu-se uma revisão da literatura sobre o tema motivação na aprendizagem e qualidade de ensino. Estudou-se as principais teorias da motivação, tais como a teoria das necessidades de Maslow, teorias da motivação intrínseca e extrínseca na aprendizagem. Para os procedimentos metodológicos, apoiou-se em critérios científicos que embasassem o planejamento e desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, na qual foi utilizado um estudo descritivo e exploratório. Para o levantamento de dados, utilizou-se um questionário que respondessem aos propósitos da pesquisa. Para a análise estatística foram utilizadas escalas somatórias de Likert, teste de confiabilidade, gráficos, construção de uma Escala de motivação e associação de variáveis. Com base nos resultados pôde-se considerar que os alunos do ensino médio da escola encontram-se motivados no modo geral, observando que os menos motivados são de famílias com maior poder aquisitivo, e os mais motivados encontram-se na última série do ensino médio. Verificou-se que os fatores motivacionais relacionados com auto-estima do aluno, empatia em sala de aula e relacionamento professor-aluno, caminham em uma única dimensão para a motivação na aprendizagem. Os resultados desse trabalho visam contribuir para os estudos da administração científica e colaborar fornecendo subsídios para a administração da instituição de ensino sobre a motivação no ensino-aprendizagem, sugerindo a realização de um trabalho de integração dos fatores que influenciam na aprendizagem como: auto-estima do aluno, relacionamento aluno-professor, empatia do aluno em sala de aula; a conscientização por meio da equipe pedagógica dos fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos negativos, presentes na aprendizagem; e a identificação por meio de novos estudos de fatores motivacionais da aprendizagem que não foram levantados neste estudo |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82932
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar