Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização
Show full item record
Title:
|
Aprender e ensinar nos espaços prisionais: uma alternativa para a educação a distância, incluir jovens e adultos no processo de escolarização |
Author:
|
Campestrini, Bernadétte Beber
|
Abstract:
|
Este estudo, se configurou na investigação das causas de jovens e adultos reeducandos do Presídio Regional de Tijucas (SC) terem sido excluídos do processo formal de ensino e cogitar a possibilidade da Educação a Distância, gerenciar o processo de inclusão destes atores sociais na sociedade do conhecimento. Para tanto, consideramos que o fenômeno social afeta diretamente o ser humano em seus espaços de cidadania podendo, evidenciar situações facilitadoras para a delinqüência que leva a criminalidade, instaurando assim, a necessidade dos espaços prisionais ou oportunizar-lhes condições de aprendizagem que os promovam como seres humanos. No universo dos ambientes de reclusão, o Presídio Regional de Tijucas, destaca-se pela administração que prioriza a elaboração / execução de projetos de reeducação e reinserção, certificando a valorização do apenado como ser humano, promovendo acesso a informação, ao conhecimento, ao saber, ao profissionalismo para que, ao retornarem à sociedade, não reincidam ao mundo do crime pela falta de educação básica, requisito mínimo para o exercício da cidadania no convívio social. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82791
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar