Abstract:
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Este estudo, se configurou na investigação das causas de jovens e adultos reeducandos do Presídio Regional de Tijucas (SC) terem sido excluídos do processo formal de ensino e cogitar a possibilidade da Educação a Distância, gerenciar o processo de inclusão destes atores sociais na sociedade do conhecimento. Para tanto, consideramos que o fenômeno social afeta diretamente o ser humano em seus espaços de cidadania podendo, evidenciar situações facilitadoras para a delinqüência que leva a criminalidade, instaurando assim, a necessidade dos espaços prisionais ou oportunizar-lhes condições de aprendizagem que os promovam como seres humanos. No universo dos ambientes de reclusão, o Presídio Regional de Tijucas, destaca-se pela administração que prioriza a elaboração / execução de projetos de reeducação e reinserção, certificando a valorização do apenado como ser humano, promovendo acesso a informação, ao conhecimento, ao saber, ao profissionalismo para que, ao retornarem à sociedade, não reincidam ao mundo do crime pela falta de educação básica, requisito mínimo para o exercício da cidadania no convívio social. |