A influência dos valores organizacionais para a promoção da aprendizagem organizacional: estudo de caso na Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (FACIAP)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A influência dos valores organizacionais para a promoção da aprendizagem organizacional: estudo de caso na Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (FACIAP)

Mostrar registro completo

Título: A influência dos valores organizacionais para a promoção da aprendizagem organizacional: estudo de caso na Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (FACIAP)
Autor: Borges, Andréa Maria Baroneza
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é verificar qual a relação entre os valores e as Práticas de Aprendizagem Organizacional, segundo a percepção dos docentes dos cursos de graduação (Administração, Letras e Pedagogia) da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (FACIAP). O método que caracteri za esta pesquisa é o estudo de caso. A amostra envolvida foi formada por integrantes do corpo docente da instituição. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. A análise de dados foi realizada de maneira descritiva-analítica, correspondendo à abordagem qualitativa. Na busca de uma maior consistência na formatação das informações, bem como na pesquisa dos dados, elaborou-se um modelo de análise o qual propiciou uma visão dos valores organizacionais e as relações existentes entre eles à luz dos referenciais da Aprendizagem Organizacional. Os resultados do presente estudo revelaram e permitiram concluir que não existe relação entre os valores organizacionais decorrentes dos fatores pesquisados e as práticas de Aprendizagem Organizacional na FACIAP. Tal afirmação prende-se ao fato de que a organização ainda não percebeu o poder estratégico de seus valores que, à medida que são aprendidos internamente, geram unicidade de direção entre os grupos de trabalho. A unicidade de direção alavanca o sucesso da empresa. Neste caso, refuta-se as idéias de Freitas (1991), Senge (1998), Terra (2000), Schein (2001), entre outros autores referenciados nos fundamentos teóricos desta pesquisa, uma vez que não foi observadas uma relação consistente
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82746
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
189496.pdf 369.5Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar