Abstract:
|
O objetivo geral desta pesquisa é verificar qual a relação entre os valores e as Práticas de Aprendizagem Organizacional, segundo a percepção dos docentes dos cursos de graduação (Administração, Letras e Pedagogia) da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (FACIAP). O método que caracteri za esta pesquisa é o estudo de caso. A amostra envolvida foi formada por integrantes do corpo docente da instituição. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. A análise de dados foi realizada de maneira descritiva-analítica, correspondendo à abordagem qualitativa. Na busca de uma maior consistência na formatação das informações, bem como na pesquisa dos dados, elaborou-se um modelo de análise o qual propiciou uma visão dos valores organizacionais e as relações existentes entre eles à luz dos referenciais da Aprendizagem Organizacional. Os resultados do presente estudo revelaram e permitiram concluir que não existe relação entre os valores organizacionais decorrentes dos fatores pesquisados e as práticas de Aprendizagem Organizacional na FACIAP. Tal afirmação prende-se ao fato de que a organização ainda não percebeu o poder estratégico de seus valores que, à medida que são aprendidos internamente, geram unicidade de direção entre os grupos de trabalho. A unicidade de direção alavanca o sucesso da empresa. Neste caso, refuta-se as idéias de Freitas (1991), Senge (1998), Terra (2000), Schein (2001), entre outros autores referenciados nos fundamentos teóricos desta pesquisa, uma vez que não foi observadas uma relação consistente |