Escola participativa e a inserção da informática na educação
Show full item record
Title:
|
Escola participativa e a inserção da informática na educação |
Author:
|
Chaves, Cláudia Braga
|
Abstract:
|
Esta pesquisa aborda a questão das relações entre a participação e os sucessos ou insucessos na inserção da informática na educação de acordo com o Programa de Informática na Educação (ProInfo). Além disso aponta as ações dos diretores escolares como sendo de suma importância, uma vez que a cada situação deve ser empregado um tipo de liderança, e esta leva à participação em vários níveis, dependendo do contexto analisado. Considera que os meios de produção influenciam os paradigmas educacionais e as mudanças no sistema educacional. Nela analisam-se os tipos de planejamento utilizados pela escola com destaque para a importância da participação na construção dos documentos e principalmente a coesão nas ações coletivas conscientemente ligadas ao planejamento. Busca também enfocar a gestão participativa e os estilos de liderança com ênfase na liderança compartilhada, que aperfeiçoa a participação dos envolvidos nos atos escolares. A escola, como organização que aprende, necessita estar em constante movimento de reflexão-ação, senão corre o risco de fracassar nos objetivos a que se propõe. Por fim apresenta um parecer, analisando os dados coletados, procurando ressaltar às diversas teorias sobre a participação e a liderança nas escolas para compor os resultados da pesquisa. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82723
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar