Abstract:
|
Esta pesquisa aborda a questão das relações entre a participação e os sucessos ou insucessos na inserção da informática na educação de acordo com o Programa de Informática na Educação (ProInfo). Além disso aponta as ações dos diretores escolares como sendo de suma importância, uma vez que a cada situação deve ser empregado um tipo de liderança, e esta leva à participação em vários níveis, dependendo do contexto analisado. Considera que os meios de produção influenciam os paradigmas educacionais e as mudanças no sistema educacional. Nela analisam-se os tipos de planejamento utilizados pela escola com destaque para a importância da participação na construção dos documentos e principalmente a coesão nas ações coletivas conscientemente ligadas ao planejamento. Busca também enfocar a gestão participativa e os estilos de liderança com ênfase na liderança compartilhada, que aperfeiçoa a participação dos envolvidos nos atos escolares. A escola, como organização que aprende, necessita estar em constante movimento de reflexão-ação, senão corre o risco de fracassar nos objetivos a que se propõe. Por fim apresenta um parecer, analisando os dados coletados, procurando ressaltar às diversas teorias sobre a participação e a liderança nas escolas para compor os resultados da pesquisa. |