A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo

DSpace Repository

A- A A+

A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Parreiras, Fernanda Villefort pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T14:53:58Z
dc.date.available 2012-10-19T14:53:58Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 196365 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82420
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O tema desta dissertação se dá pela investigação da abordagem humana interpessoal cliente/ usuário/ arquiteto existente no ensino de Arquitetura e Urbanismo. Os objetivos apontam na direção de demonstrar a importância de uma visão psico-filósofica e social na formação do arquiteto-urbanista. A partir das necessidades espaciais humanas e características existenciais do espaço, foram demonstradas as dimensões fenomenológicas e comportamentais que envolvem este processo. Baseando-se neste ponto e buscando subsídios na psicologia, tem-se a exploração do desejo como elemento norteador do produto arquitetônico e demonstrada sua importância no contexto educacional dentro dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A amostragem foi realizada nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais através de uma seleção disciplinar baseada nas ementas de cada instituição e posterior questionamento junto a cada professor responsável. O resultado concluiu a deficiência existente neste tipo de abordagem e também a inexistência de conteúdos baseados na psicologia para interpretação e modelagem do desejo. A pesquisa demonstra desta forma a necessidade de inserção de uma visão psico-filosófica e social como suporte teórico na concepção do projeto arquitetônico, visto que ao egressar a universidade o aluno se depara com o cliente / usuário e seus desejos à espera de uma interpretação para posterior concretização em forma arquitetônica. pt_BR
dc.format.extent 105 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Arquitetos pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.subject.classification Clientes - pt_BR
dc.subject.classification Contatos pt_BR
dc.title A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
196365.pdf 426.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar