A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo

DSpace Repository

A- A A+

A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo

Show full item record

Title: A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo
Author: Parreiras, Fernanda Villefort
Abstract: O tema desta dissertação se dá pela investigação da abordagem humana interpessoal cliente/ usuário/ arquiteto existente no ensino de Arquitetura e Urbanismo. Os objetivos apontam na direção de demonstrar a importância de uma visão psico-filósofica e social na formação do arquiteto-urbanista. A partir das necessidades espaciais humanas e características existenciais do espaço, foram demonstradas as dimensões fenomenológicas e comportamentais que envolvem este processo. Baseando-se neste ponto e buscando subsídios na psicologia, tem-se a exploração do desejo como elemento norteador do produto arquitetônico e demonstrada sua importância no contexto educacional dentro dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A amostragem foi realizada nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais através de uma seleção disciplinar baseada nas ementas de cada instituição e posterior questionamento junto a cada professor responsável. O resultado concluiu a deficiência existente neste tipo de abordagem e também a inexistência de conteúdos baseados na psicologia para interpretação e modelagem do desejo. A pesquisa demonstra desta forma a necessidade de inserção de uma visão psico-filosófica e social como suporte teórico na concepção do projeto arquitetônico, visto que ao egressar a universidade o aluno se depara com o cliente / usuário e seus desejos à espera de uma interpretação para posterior concretização em forma arquitetônica.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82420
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
196365.pdf 426.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar