dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Ana Angélica Matos Rocha |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T14:13:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T14:13:00Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192008 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82345 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo de caráter exploratório-descritivo teve como objetivo analisar o uso da Televisão na escola como ferramenta pedagógica, e sua contribuição para a formação de professores da rede pública estadual e municipal da região de Feira de Santana/Bahia. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, composto de quatro blocos de questões, analisadas em várias dimensões, confirmando os objetivos e hipóteses levantadas, uma vez que os dados encontrados evidenciam a possibilidade de utilização dessa tecnologia como alternativa pedagógica para a formação de professores. Os resultados, por sua vez, mostram um número significativo de professores que necessitam de uma formação em serviço, tendo em vista que apenas 8,4% dos que fizeram parte deste estudo possuem nível superior. Diante dessas constatações, recomenda-se a oferta de cursos que atendam à demanda evidenciada e integrem as tecnologias, em especial, a Televisão. Sugere-se, também, a formação de núcleos de estudos em Educação a Distância, que aprofundem o assunto e busquem respostas que contribuam para o enfrentamento das demandas do contexto atual. |
pt_BR |
dc.format.extent |
145 f.| il., tabs., grafs., mapas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Espaços de aprendizado docente mediados por tecnologia: ampliando caminhos para a formação de professores |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |