A enfermagem promovendo o educar-cuidar: transpondo limites e identificando possibilidades para a atenção à saúde da família

DSpace Repository

A- A A+

A enfermagem promovendo o educar-cuidar: transpondo limites e identificando possibilidades para a atenção à saúde da família

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Patricio, Zuleica Maria pt_BR
dc.contributor.author Tagliari, Maristela Holzbach pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T12:50:09Z
dc.date.available 2012-10-19T12:50:09Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 183288 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82204
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, realizado no período de outubro a dezembro de 2001, apresenta uma experiência desenvolvida com alunos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, que realizavam seu estágio curricular junto ao Programa de Saúde da Família, e enfermeiros integrantes do mesmo programa naquela cidade. Objetivou desenvolver um processo reflexivo e crítico acerca dos limites e possibilidades na prática educativa-cuidativa com as famílias. Para o desenvolvimento do trabalho, foi construído um marco conceitual fundamentado na proposta pedagógica de Paulo Freire. Esse referencial foi aplicado dentro de uma metodologia qualitativa, através de um processo de ação-reflexão orientado pelo itinerário de pesquisa de Paulo Freire, envolvendo os quatro passos inter-relacionados propostos por ele. Dentro de um espaço denominado Círculo Terapêutico e pelas entrevistas realizadas com cada participante, foi possível levantar e discutir os temas geradores relacionados ao processo de educar-cuidar. As vivências dentro do Círculo Terapêutico possibilitaram, numa articulação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho, transpor limites e identificar possibilidades, pela construção de novos saberes e fazeres na prática educativa-cuidativa com as famílias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem familiar pt_BR
dc.subject.classification Familia pt_BR
dc.subject.classification Saúde e higiene pt_BR
dc.title A enfermagem promovendo o educar-cuidar: transpondo limites e identificando possibilidades para a atenção à saúde da família pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
183288.pdf 29.22Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar