A enfermagem promovendo o educar-cuidar: transpondo limites e identificando possibilidades para a atenção à saúde da família

DSpace Repository

A- A A+

A enfermagem promovendo o educar-cuidar: transpondo limites e identificando possibilidades para a atenção à saúde da família

Show full item record

Title: A enfermagem promovendo o educar-cuidar: transpondo limites e identificando possibilidades para a atenção à saúde da família
Author: Tagliari, Maristela Holzbach
Abstract: Este estudo, realizado no período de outubro a dezembro de 2001, apresenta uma experiência desenvolvida com alunos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, que realizavam seu estágio curricular junto ao Programa de Saúde da Família, e enfermeiros integrantes do mesmo programa naquela cidade. Objetivou desenvolver um processo reflexivo e crítico acerca dos limites e possibilidades na prática educativa-cuidativa com as famílias. Para o desenvolvimento do trabalho, foi construído um marco conceitual fundamentado na proposta pedagógica de Paulo Freire. Esse referencial foi aplicado dentro de uma metodologia qualitativa, através de um processo de ação-reflexão orientado pelo itinerário de pesquisa de Paulo Freire, envolvendo os quatro passos inter-relacionados propostos por ele. Dentro de um espaço denominado Círculo Terapêutico e pelas entrevistas realizadas com cada participante, foi possível levantar e discutir os temas geradores relacionados ao processo de educar-cuidar. As vivências dentro do Círculo Terapêutico possibilitaram, numa articulação entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho, transpor limites e identificar possibilidades, pela construção de novos saberes e fazeres na prática educativa-cuidativa com as famílias.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82204
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
183288.pdf 29.22Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar