dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lenzi, Arcanjo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Jeferson |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T12:33:13Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T12:33:13Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177398 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82186 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo principal avaliar as características relevantes de uma pastilha de freio, no que tange à geração de ruído. Para isso, um sistema de freio a disco de um veículo de passeio foi escolhido. Testes experimentais, incluindo testes com o veículo e testes em dinamômetro inercial, e procedimentos teóricos, como modelo analítico e modelo de elementos finitos, foram utilizados para predizer as condições e as características principais do ruído e seu mecanismo de geração. Para prover os valores das variáveis do modelo analítico diversos testes experimentais foram desenvolvidos, tais como: determinação de momentos de inércia, valores de rigidez e amortecimento de componentes . Uma rotina de solução para o modelo analítico foi implementada usando o software MatLab. Com base nas tendências apresentadas pela solução do modelo analítico, foi possível quantificar o nível de alteração necessário a cada propriedade relevante da pastilha com relação à geração do ruído. A partir da qualificação e quantificação dos mecanismos de geração de ruído, através dos diversos testes propostos, novas pastilhas de freio foram desenvolvidas com a função de minimizar a ocorrência do ruído durante a frenagem. Basicamente, dois procedimentos foram utilizados para a obtenção das novas pastilhas de freio : mudança na pressão específica de compactação e mudanças de composição. Ambas as mudanças causaram alterações significativas no amortecimento e na rigidez das pastilhas de freio. Estas foram comparadas à geração do ruído do sistema real, confirmando as tendências apresentadas pelo modelo matemático. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xii, [103] f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Automoveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Freios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ruido |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Freios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Medição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ruido |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ruido |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controle de ruido |
pt_BR |
dc.title |
Geração de ruído de alta frequência em sistemas de freio a disco |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |