Geração de ruído de alta frequência em sistemas de freio a disco

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Geração de ruído de alta frequência em sistemas de freio a disco

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lenzi, Arcanjo pt_BR
dc.contributor.author Gonçalves, Jeferson pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T12:33:13Z
dc.date.available 2012-10-19T12:33:13Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 177398 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82186
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo principal avaliar as características relevantes de uma pastilha de freio, no que tange à geração de ruído. Para isso, um sistema de freio a disco de um veículo de passeio foi escolhido. Testes experimentais, incluindo testes com o veículo e testes em dinamômetro inercial, e procedimentos teóricos, como modelo analítico e modelo de elementos finitos, foram utilizados para predizer as condições e as características principais do ruído e seu mecanismo de geração. Para prover os valores das variáveis do modelo analítico diversos testes experimentais foram desenvolvidos, tais como: determinação de momentos de inércia, valores de rigidez e amortecimento de componentes . Uma rotina de solução para o modelo analítico foi implementada usando o software MatLab. Com base nas tendências apresentadas pela solução do modelo analítico, foi possível quantificar o nível de alteração necessário a cada propriedade relevante da pastilha com relação à geração do ruído. A partir da qualificação e quantificação dos mecanismos de geração de ruído, através dos diversos testes propostos, novas pastilhas de freio foram desenvolvidas com a função de minimizar a ocorrência do ruído durante a frenagem. Basicamente, dois procedimentos foram utilizados para a obtenção das novas pastilhas de freio : mudança na pressão específica de compactação e mudanças de composição. Ambas as mudanças causaram alterações significativas no amortecimento e na rigidez das pastilhas de freio. Estas foram comparadas à geração do ruído do sistema real, confirmando as tendências apresentadas pelo modelo matemático. pt_BR
dc.format.extent xii, [103] f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Automoveis pt_BR
dc.subject.classification Freios pt_BR
dc.subject.classification Ruido pt_BR
dc.subject.classification Freios pt_BR
dc.subject.classification Medição pt_BR
dc.subject.classification Ruido pt_BR
dc.subject.classification Ruido pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Controle de ruido pt_BR
dc.title Geração de ruído de alta frequência em sistemas de freio a disco pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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