O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Souza, Ana Maria Müller de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T11:21:57Z
dc.date.available 2012-10-19T11:21:57Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185577 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82087
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa deve ser uma atitude cotidiana nos alunos que se defrontam com os instrumentos informatizados. O aprender busca a autonomia de professores e alunos, impulsiona a refletir e criticar sua própria experiência e dela extrair conhecimentos. A formação escolar vem hoje revestida de novas tarefas. De um lado porque deve preparar as novas gerações para viver conscientemente numa sociedade informatizada, de outro porque deve formar indivíduos que terão de exercer sempre um maior número de profissões caracterizadas por funções de tipo não repetitivo onde serão solicitadas, cada vez mais, capacidades para afrontar, comunicar e se auto-atualizar. Manter-se ainda como instituição de mudanças sociais, diante daquelas promovidas pela sociedade, é um grande desafio para a escola e para os profissionais da educação preocupados em contribuir para a formação de indivíduos capazes de compreender, interagir e transformar o mundo, indivíduos capazes de se auto-conduzir por este universo tão múltiplo. Este desafio requer estratégias eficientes de ensino, que contribuam efetivamente para o processo de construção do conhecimento de forma estimulante e motivadora recuperando o dinamismo da escola e estimulando os processos cognitivos facilitadores da aprendizagem. A pesquisa leva o aluno a pensar, a socializar-se a construir o próprio conhecimento, desde que ocorra comprometimento por parte de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Devemos considerar que a condução adequada de uma pesquisa, quer seja realizada através de bibliografia ou com o uso da Internet como fonte, dependerá da concepção de educação que o professor possui. pt_BR
dc.format.extent ii, 87 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa escolar pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.title O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
185577.pdf 1.784Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar