Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pacheco, Gilson de Paula |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T10:24:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T10:24:49Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179170 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82024 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na evolução tecnológica da educação, paralelamente ao desenvolvimento de técnicas e métodos voltados para como ensinar, corre-se o risco de relevar a questão que, acreditamos, deva ser considerada prioritariamente: se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Este trabalho busca identificar, dentre as características pessoais de estudantes, aquelas que moldam seu estilo de organizar estratégias mentais de aprendizado. Emprestando da Programação Neurolingüística o conceito de metaprograma para definir estilos individuais de comportamento, procura-se classificar pessoas segundo seu modelo particular de aprendizagem. Metaprogramas descrevem a estrutura subjacente a processos comportamentais que revelam como as pessoas ordenam e processam informações, tomam decisões, relacionam-se com os outros e com o mundo que os cerca. Este trabalho propõe critérios que nos permitam conhecer um pouco sobre como as pessoas funcionam em determinados contextos. Os estilos obtidos revelam o modelo de mundo a partir do qual o estudante cria sua realidade interna. Este modelo cognitivo de administração da consciência nos proporciona não só uma explicação de por que tão freqüentemente parecemos morar em mundos diferentes, mas também nos fornece meios de preparar planos e condições de ambientes de aprendizagem mais adequados à eficácia que esperamos do processo |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 163 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estilo cognitivo |
pt_BR |
dc.title |
Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar