Instrumentando a condução da aprendizagem de pneumática básica: proposta de um livro eletrônico

DSpace Repository

A- A A+

Instrumentando a condução da aprendizagem de pneumática básica: proposta de um livro eletrônico

Show full item record

Title: Instrumentando a condução da aprendizagem de pneumática básica: proposta de um livro eletrônico
Author: Ferrazza, Paulo Humberto
Abstract: A Automação Pneumática é um ramo da automação industrial dos mais utilizados atualmente na indústria. À medida que cresce a industrialização de determinados estados, cresce a procura por mais especialistas nessa área. A facilidade com que a Pneumática se integra à informática e à eletrônica faz novos equipamentos surgirem com muita freqüência. O objetivo desse trabalho é avaliar um Livro Eletrônico elaborado nesta dissertação que venha auxiliar os professores no desenvolvimento dos conteúdos básicos da disciplina de Automação no Curso de Tecnologia em Mecatrônica, ou em disciplinas similares. Além disso, facilita aos alunos a assimilação desses conteúdos, bem como possibilita ministrar os conteúdos mais avançados, ainda que na mesma disciplina, em virtude do tempo exíguo decorrente da característica dos cursos de Tecnologia. O conteúdo no Livro Eletrônico foi pesquisado em livros, sites, catálogos e normas, e em função da seqüência de execução de um circuito, objetivando a consolidação do conhecimento ao final do mesmo e buscando com isso os princípios da aprendizagem explicada por AUSUBEL. A avaliação final, feita por professores da disciplina, confirmou a validade do livro como auxiliar no processo de ensino da disciplina de Automação Pneumática, possibilitando ao professor, mesmo com um tempo pequeno, abranger outros conteúdos na disciplina
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82013
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
179168.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar