Avaliação em projetos de enfermagem: um modelo teorico
Show full item record
Title:
|
Avaliação em projetos de enfermagem: um modelo teorico |
Author:
|
Cartana, Maria do Horto Fontoura
|
Abstract:
|
Este estudo, denominado "Avaliação em projetos de Enfermagem. Um modelo teórico" trata-se de requisito para obtenção do título de Doutor. Versa sobre a avaliação em projetos de Enfermagem sob a perspectiva de sua sistematização. Foi construído um modelo teórico para avaliação em projetos de Enfermagem em termos de sua forma e conteúdo. A forma teve como fundamentação teórica a cultura de avaliação como atividade profissional e a ação comunicativa de Habermas (1999). O conteúdo foi construído sob a ótica de Aoki (1986), no qual contemplou-se as orientações de avaliação técnica, interpretativa situacional e crítica. A partir do modelo teórico foi examinado, através de um estudo de caso, o Projeto Auxiliar de Enfermagem da UFSC. O caso foi descrito nos seus antecedentes, modelo lógico, cultura e características do processo de avaliação realizado. O Projeto Auxiliar adotou avaliação sistemática semelhante ao modelo teórico na organização do tempo e na utilização dos resultados para orientar as atividades, adotando concepção diferente na participação e na orientação interpretativa situacional. O Projeto contribuiu para a cultura da avaliação sistemática em termos da demonstração da possibilidade da adoção da avaliação sistemática em projetos complexos, do significado da participação como diálogo e da adoção simultânea das três orientações de avaliação. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82006
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar