A contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Costa, Marcello Thiry Comicholi da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Marli dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T09:00:56Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T09:00:56Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187347 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81901 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Análise sobre a contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica, no intuito de contribuir para o aprofundamento da questão e possibilitar o aproveitamento eficiente da tecnologia na educação. Fundamenta-se teoricamente mostrando a evolução histórica das teorias da aprendizagem e da tecnologia. Mostra que a questão do conhecimento já era discutida pelos filósofos gregos e que na atualidade é explicada por três correntes básicas. A teoria empirista acredita que o conhecimento é transmitido pelos fatores externos. A teoria racionalista defende que o conhecimento depende de fatores internos ao sujeito. A teoria construtivista acredita que o conhecimento é uma construção a partir de fatores internos e externos ao sujeito. A tecnologia alcançou, nos últimos anos, um grande avanço, tornando-se presente na maioria dos espaços. À escola, enquanto instituição responsável pela preparação dos indivíduos para a sociedade, cabe acompanhar os avanços teóricos e tecnológicos, para cumprir bem o seu papel. Num segundo momento, o trabalho mostra a pesquisa realizada em um curso de informática para professores e a análise do processo de incorporação da tecnologia, à luz das teorias da aprendizagem. A análise indica avanços e necessidades presentes na educação, além de alguns caminhos para atender as necessidades detectadas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 100 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar