A contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Marcello Thiry Comicholi da pt_BR
dc.contributor.author Silva, Marli dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T09:00:56Z
dc.date.available 2012-10-19T09:00:56Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187347 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81901
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Análise sobre a contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica, no intuito de contribuir para o aprofundamento da questão e possibilitar o aproveitamento eficiente da tecnologia na educação. Fundamenta-se teoricamente mostrando a evolução histórica das teorias da aprendizagem e da tecnologia. Mostra que a questão do conhecimento já era discutida pelos filósofos gregos e que na atualidade é explicada por três correntes básicas. A teoria empirista acredita que o conhecimento é transmitido pelos fatores externos. A teoria racionalista defende que o conhecimento depende de fatores internos ao sujeito. A teoria construtivista acredita que o conhecimento é uma construção a partir de fatores internos e externos ao sujeito. A tecnologia alcançou, nos últimos anos, um grande avanço, tornando-se presente na maioria dos espaços. À escola, enquanto instituição responsável pela preparação dos indivíduos para a sociedade, cabe acompanhar os avanços teóricos e tecnológicos, para cumprir bem o seu papel. Num segundo momento, o trabalho mostra a pesquisa realizada em um curso de informática para professores e a análise do processo de incorporação da tecnologia, à luz das teorias da aprendizagem. A análise indica avanços e necessidades presentes na educação, além de alguns caminhos para atender as necessidades detectadas. pt_BR
dc.format.extent ii, 100 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Inovações educacionais pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title A contribuição e os limites da tecnologia para a evolução pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187347.pdf 250.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar