O plano de marketing como vantagem competitiva na internacionalização das empresas exportadoras brasileiras
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardoso, Olga Regina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Carlos Augusto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T08:35:47Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T08:35:47Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185805 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81862 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo objetiva identificar e descrever as estratégias mercadológicas utilizadas pelas principais empresas brasileiras exportadoras de manufaturados dinâmicos, bem como verificar a prática do plano de marketing por essas empresas. Por meio de pesquisa descritiva e explicativa, foi possível esclarecer quais os fatores estratégicos mercadológicos que contribuem, de alguma forma, para o insucesso e/ou sucesso das empresas exportadoras de manufaturados dinâmicos. Os resultados mostram a existência de três tipos de comportamentos mercadológicos diferentes nas empresas analisadas. O primeiro tipo refere-se às empresas que não utilizam o plano de marketing e não são orientadas para o consumidor. O segundo tipo refere-se às empresas que não usam o plano de marketing, mas são orientadas para o consumidor. O último tipo diz respeito às que utilizam o plano de marketing e são orientadas para o consumidor. Reportando-se ao objetivo desta dissertação, que se refere ao possível relacionamento entre a existência do plano de marketing formal nas empresas pesquisadas e uma melhor atuação exportadora, pode-se concluir, com base nas respostas dos questionários, que existem evidências de que o plano pode melhorar o desempenho exportador das empresas que o utilizam. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 171 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Marketing de exportacao |
pt_BR |
dc.title |
O plano de marketing como vantagem competitiva na internacionalização das empresas exportadoras brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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