O plano de marketing como vantagem competitiva na internacionalização das empresas exportadoras brasileiras
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Title:
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O plano de marketing como vantagem competitiva na internacionalização das empresas exportadoras brasileiras |
Author:
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Souza, Carlos Augusto
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Abstract:
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O presente estudo objetiva identificar e descrever as estratégias mercadológicas utilizadas pelas principais empresas brasileiras exportadoras de manufaturados dinâmicos, bem como verificar a prática do plano de marketing por essas empresas. Por meio de pesquisa descritiva e explicativa, foi possível esclarecer quais os fatores estratégicos mercadológicos que contribuem, de alguma forma, para o insucesso e/ou sucesso das empresas exportadoras de manufaturados dinâmicos. Os resultados mostram a existência de três tipos de comportamentos mercadológicos diferentes nas empresas analisadas. O primeiro tipo refere-se às empresas que não utilizam o plano de marketing e não são orientadas para o consumidor. O segundo tipo refere-se às empresas que não usam o plano de marketing, mas são orientadas para o consumidor. O último tipo diz respeito às que utilizam o plano de marketing e são orientadas para o consumidor. Reportando-se ao objetivo desta dissertação, que se refere ao possível relacionamento entre a existência do plano de marketing formal nas empresas pesquisadas e uma melhor atuação exportadora, pode-se concluir, com base nas respostas dos questionários, que existem evidências de que o plano pode melhorar o desempenho exportador das empresas que o utilizam. |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81862
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Date:
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2001 |
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